Esse esporte, que está surgindo com muita força - uma espécie de rally a pé -, consiste basicamente em um competidor, equipado apenas com uma bússola e um mapa topográfico, onde estão marcados os locais por onde ele deve passar.
Nesses lugares existem prismas, onde estão pendurados os marcadores (tipo prendedor de roupa), funcionando como cartão de controle e que deverão ser picotados pelo atleta, assinalando sua passagem. Ganha quem fizer o percurso no menor tempo.
O campeonato é dividido em modalidades por idade e sexo. Os lugares onde são realizadas estas provas são muito verdes, por isso a corrida de orientação é um esporte para aqueles que gostam de ficar junto da natureza, convivendo pacificamente com ela, tirando proveito e cuidando dela ao mesmo tempo.
Nesta prova o competidor terá uma bússola, um mapa e sua inteligência. Nada mais é preciso para que ele trace seu próprio caminho, atravessando trilhas e montanhas, e quando chegar ao fim da corrida , passando por todos os pontos de marcação, torne-se um verdadeiro vencedor.
Segundo Allison, de Catanduva(SP), um apaixonado pela Orientação, "o esporte, além de proporcionar diversão para pessoas de todas as idades, é completamente seguro. E ainda serve para mais um tempinho junto à natureza, em meio à rotina agitada das grandes cidades"
Fonte:Trekking
Autor: Airton Ortiz
Data: 3/4/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário