Sobre o esporte
O skateboard nasceu na Califórnia na década de 1960, quando os surfistas de Los Angeles queriam se divertir com as pranchas nas ruas, enquanto passavam por uma época de marés baixas. Assim surgiu o, até então chamado, sidewalk surf, que uma década depois se tornou muito mais conhecido, passando a ser o nosso atual skateboard.
No Brasil o esporte é mais conhecido pela categoria Vertical, que consagrou nomes no cenário mundial como Bob Burnquist e Sandro Dias, o Mineirinho. Mas há outras modalidades, como Street Style, Pool Riding, Big Air, Downhill Slide e a que mais tem ganhado espaço entre os brasileiros, a Freestyle ou Estilo livre.
Esta modalidade se tornou mais popular na década de 1980, com um dos revolucionários do esporte, Rodney Mullen. É considerado uma lenda do skate Freestyle, tanto pelas diversas conquistas de campeonatos mundiais, quanto por sua incrível capacidade criativa que o fez desenvolver várias manobras como flip, body varial, varialflip, 360 flip e tantas outras. Grande parte das manobras atuais são derivadas das criações do skatista norteamericano.
Para que você fique um pouquinho mais por dentro desta vertente do skate, conversamos com um dos maiores incentivadores da categoria no Brasil: Per Canguru. O brasileiro é freestyler profissional há 19 anos, vice-presidente da Associação Mundial de Skate Freestyle (WFSA), Tetra Campeão Brasileiro, ficou em 3º lugar no Mundial Canadá em 2007, 4º lugar no Mundial Brasil em 2008 e em 6º lugar no Mundial Tóquio em 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário