17 de nov. de 2010

skate freestyle

O que é o skate freestyle?
Acho que a melhor definição para o freestyle é o mesmo para a maioria dos esportes; acrobática.

Para o entendimento do leigo, melhor começar dizendo que é uma modalidade que não utiliza obstáculos, rampas ou pistas, e o skatista executa uma sequência de manobras compondo o que chamamos de “rotina”, utilizando todas as possibilidades do seu skate: pular, fazer evoluções com passos complicados, subir nos eixos, "plantar bananeiras", girar, e por aí vai.

O skate não surgiu definido em modalidades como ele é hoje. As modalidades foram se especializando e o esporte continua em evolução. Pode-se dizer que o freestyle é uma das formas mais antigas de skate, assim como o street (skate de rua). Pois algum tempo depois o skate combinou as ladeiras e as manobras no flat (plano) com transições, até o surgimento das pistas.

Como o próprio nome diz, estilo livre é a expressão de cada praticante ao criar ou executar manobras. Na verdade esse estilo pessoal se define após alguns anos de prática, com a maior habilidade, confiança e precisão ao realizar essas manobras. De uma forma geral, as modalidades do skateboard estão muito diferentes de como eram praticadas quando surgiram. Ainda que globalmente os praticantes mantenham muito das raízes do freestyle, hoje grande parte deles pratica o skate de rua.

Essa definição é mais clara quando o skatista compete. O skate deveria manter a essência original, ou seja, a liberdade de andar livremente, o que é chamado de skate for fun atualmente, independentemente do equipamento que você usa. Claro que é importante a evolução dos materiais e a especialização de cada modalidade, mas nem todos praticam para se tornar profissionais, para muitos é só uma forma de se divertir.
Tubarões: skates com pranchas mais largas (Foto: reboard.blogspot.com)

Sobre o equipamento: No skate para freestyle as rodas montadas nos eixos devem ter a mesma largura da prancha (deck ou shape como é conhecida no Brasil).

Os skates tradicionais são menores que nas outras modalidades e as rodas são fabricadas de modo a cobrir os parafusos que as fixam. Com a evolução do skate de rua, e a tendência de manobras rolantes inspiradas no freestyle, esses skates ficaram mais parecidos com os nossos. Era comum ver as pessoas nos anos 80 chamarem os skates usados pelo skatista de street de “tubarões”, já que as pranchas eram muito mais largas e suas curvas podem justificavam esse apelido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário